Das cosmopolitas efervescentes às metrópoles tecnológicas, a cidade de eixos e asas é referência em estética, arrojo, multiculturalidade, experiência e vanguarda.
Antes de surgir, foi sonhada — e somente a imaginação seria capaz de conceber algo tão ousado. O termo alemão zeitgeist, que expressa a capacidade de capturar o “espírito do tempo”, permeia a história da Capital. Nascida na disruptiva década de 1950, Brasília foi fruto da visão do mineiro Juscelino Kubitschek, que reuniu os melhores de sua geração para um feito audacioso: erguer, do zero, uma nova Capital.
Sobre o “quadradinho” riscado no Planalto Central, tudo era possível. E foi. A “collab” envolveu colaboradores de Norte a Sul, resultando na construção de avenidas monumentais, edifícios dos Três Poderes, ministérios e palácios em tempo recorde. Com a genialidade de nomes como Lúcio Costa, Athos Bulcão e Oscar Niemeyer, Brasília tornou-se um ícone arquitetônico, reconhecida por suas 36 obras imponentes.
Fundado em 1997, no coração da Capital, o Brasília Shopping complementa a lista como um legítimo 37º monumento, projetado pelo mestre Ruy Ohtake. Tradicionalmente, os centros de compras são construídos como caixotes, com pouca ou nenhuma preocupação sobre sua influência estética nos espaços urbanos.
O Brasília Shopping rompeu essa tendência ao buscar plasticidade não apenas em suas formas externas, mas também em seu traçado interno. Essa ideia visionária foi idealizada pelas Organizações Paulo Octávio, apoiada pela Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF), que ousou olhar além para a construção desse legado.
“Todo mundo tem direito à estética” — Ruy Ohtake
Seu traço fluido ressoa o urbanismo visionário, enquanto suas curvas se entrelaçam à cena visual por completo. Assim como a cidade pensada por JK, o Brasília Shopping nasceu para ir além do convencional: um espaço onde cultura, arte, moda e inovação se encontram, mantendo vivo o legado de originalidade que fez da Capital um marco mundial.
Seu desenho interno, além de oferecer espaços confortáveis, buscou trazer a luz exterior para dentro. Clarabóias de vidro acompanham os corredores principais, permitindo que o melhor do ambiente externo adentre o shopping, criando leveza e aconchego. Os espelhos de vidro de suas torres refletem Brasília e conversam com os traços leves e sinuosos da cidade.
Brasília está em seu nome e, mais do que isso, em sua essência. O Brasília Shopping é um reflexo do que a cidade sempre foi: inédita, vibrante e à frente do seu tempo.
Legenda foto: Paulo Octavio e Ruy Ohtake | Brasília Shopping/Reprodução
A Visão por trás do Brasília Shopping
Crédito foto: Bruno Stuckert/Reprodução
Ao longo de cinco décadas, as Organizações PaulOOctavio construíram um legado sólido e diversificado, transformando a paisagem urbana de Brasília. O Brasília Shopping, inaugurado na década de 1990, marcou um capítulo fundamental nessa trajetória, consolidando o grupo no setor de shopping centers. Com uma proposta arquitetônica arrojada e um mix de lojas cuidadosamente curadas, o empreendimento se tornou um marco na cidade, refletindo o compromisso do grupo com a modernidade. A seguir, Paulo Octávio relembra os momentos decisivos dessa história.
Em que contexto o Brasília Shopping surgiu dentro das Organizações PaulOOctavio? Como esse primeiro empreendimento no setor de shoppings centers abriu caminho para a consolidação desse braço do grupo, que celebra 50 anos em 2024?
Em 1989, participamos de uma licitação da Terracap e adquirimos o terreno comercial na esquina da W3 com o Setor Hoteleiro Norte. Avaliamos o mercado e optamos por desenvolver um empreendimento que unisse um shopping center a uma torre de escritórios, trazendo um conceito inovador para a cidade.
Antes de ser escolhido como arquiteto do Brasília Shopping, o senhor já acompanhava o trabalho de Ruy Ohtake? O que motivou a escolha de Ruy Ohtake para assinar o projeto?
Conheci Ruy Ohtake em 1990, durante a primeira exposição individual de Tomie Ohtake em Brasília, evento para o qual tivemos a satisfação de patrocinar o catálogo. Na ocasião, oferecemos um almoço no Kubitschek Plaza em homenagem a Tomie e, em conversa com Ruy, ele falou sobre sua admiração por Brasília, Oscar Niemeyer e Juscelino Kubitschek. Ele me mostrou um catálogo com seus projetos em andamento pelo Brasil e sua ousadia estética me fez pensar no terreno da W3. Em 1991, já estávamos avaliando os primeiros estudos do que viria a ser o Brasília Shopping.
Cada shopping do grupo possui uma identidade própria, alinhada ao local onde está inserido, ao mix de lojas, à curadoria e ao formato. Na sua visão, o que torna o Brasília Shopping único?
A estética ousada do Brasília Shopping é um marco na cidade, assim como Gaudí é para Barcelona. O que o torna um edifício único e especial é sua capacidade de surpreender, gerar curiosidade e impactar visualmente. Além dessas características arquitetônicas, o Brasília Shopping amadureceu ao longo dos anos, consolidando um mix equilibrado de gastronomia, moda, cultura e lazer. Sua localização estratégica, no ponto de encontro das duas Asas da cidade e próximo ao Eixo Monumental e ao Setor Hoteleiro Norte, reforça sua relevância como um dos principais centros comerciais e culturais de Brasília.