Cinco designers brasilienses assinam mobiliário exclusivo inspirado na estética modernista da cidade, em iniciativa liderada pelo Galpão Design

Brasília, com sua identidade urbanística singular, nasceu para ser inconfundível. Ela — e somente ela — é capaz de estampar referências tão disruptivas, de tornar o funcional em moderno, de surpreender em cada olhar. Neste cenário tão fértil, o shopping que orgulhosamente carrega não somente o nome, mas essência da cidade, foi fundado em 21 de abril de 1997 como o 37º monumento.
O Brasília Shopping celebra seu 28º aniversário com um projeto à altura de sua história, o Espaços de Estilo. A iniciativa inédita une design, arte e memória afetiva, convidando o público a vivenciar Brasília através de mobiliários autorais. O lançamento acontece nesta quarta-feira (16/04), às 19h, com coquetel exclusivo na Praça Central.
Idealizado em parceria com o Galpão Design e a Adepro, o projeto homenageia a linguagem arquitetônica da cidade por meio de peças exclusivas assinadas por cinco designers mulheres: Camilla Monturil, Dani Caparelli, Julia Duarte, Larissa do Vale e Thaís Borges. Cada uma traz sua própria visão criativa para compor lounges, tablados e áreas de convivência do shopping, reforçando o DNA do Brasília, onde estética e funcionalidade caminham lado a lado.
Batizada de ENTRETEMPOS, a linha traduz o espírito da cidade em constante movimento entre passado e futuro. “O nome [ENTRETEMPOS] veio da essência de Brasília: uma cidade que carrega o traço modernista e, ao mesmo tempo, aponta para o novo. As peças representam esse intervalo criativo e simbólico entre memórias e novas possibilidades”, destaca Thais Borges, curadora do projeto.
Com forte apelo visual, as criações reverenciam referências históricas ao mesmo tempo em que propõem narrativas alinhadas ao zeitgeist contemporâneo. A sustentabilidade, pauta tão necessária nos dias atuais, se manifesta não apenas na escolha dos materiais, mas também na concepção do ciclo de vida dos móveis. O projeto carrega ainda o selo “Feito em Brasília”, presente em quase 100% de sua execução, reforçando o compromisso com a produção local.
Para Elma Sousa, diretora do Galpão Design, Elma Sousa, a iniciativa reverbera não somente no design local, mas especialmente para fomentar o protagonismo feminino no setor. “É um privilégio ver talentos femininos ganhando espaço em um projeto com essa visibilidade, ainda mais em um momento em que Brasília consolida sua BDW — Brasília Design Week — e reafirma seu papel como Cidade Criativa do Design, título concedido pela Unesco em 2017. Esse tipo de ação movimenta o mercado e inspira novas gerações de designer”, enfatiza.
Os móveis da linha ENTRETEMPOS serão incorporados ao mall em setembro, junto à segunda edição do Estilo Brasília, fortalecendo a proposta do shopping de exaltar a originalidade da capital.
28 anos de história
A celebração dos 28 anos do Brasília Shopping vai além. A festa marca também o lançamento do novo layout do site, antecipações dos próximos eventos que integrarão o calendário do mall e, claro, a aguardada terceira edição do Journal Brasília Shopping — um material editorial autoral, assinado pela 5561 brand boutique.
Distribuído gratuitamente no balcão de informações do shopping, o Journal assume o formato de jornal impresso com curadoria de conteúdo plural: entrevistas com nomes relevantes da moda, do design e da cena cultural brasiliense, guias de estilo, editorial de outono/inverno e reportagens que celebram a cidade sob o olhar de quem a vive intensamente. Um registro impresso, sensível e atemporal — para ler, refletir e celebrar Brasília em toda sua potência.
Um dos pontos altos da celebração será o lançamento da campanha institucional do ano, desenvolvida pela agência Gabinete C. Com o conceito “Você, única como Brasília”, a campanha é um convite à celebração da autenticidade, refletindo o espírito singular da capital e seu estilo inconfundível de ser e viver.
Ficha técnica — Campanha “Você, única como Brasília” Criação: Gabinete C
Direção de criação: Cillas Amaral
Direção de arte: Cláudia El-Moor
Atendimento: Maíra Gadelha
Produção: Adriana Resck e Maíra Gadelha
Mídia: Poliana do Vale
Produtora: Rebells — Ricardo Mapurunga
Direção de cena: Rogério Mesquita
Direção de fotografia: Juneras
Figurino: Somos Fig + Maíra Gadelha
Maquiagem e cabelo: Alê Laurindo