Brasília Shopping celebra 28º aniversário com projeto “Espaços de Estilo”
Cinco designers brasilienses assinam mobiliário exclusivo inspirado na estética modernista da cidade, em iniciativa liderada pelo Galpão Design
Brasília, com sua identidade urbanística singular, nasceu para ser inconfundível. Ela — e somente ela — é capaz de estampar referências tão disruptivas, de tornar o funcional em moderno, de surpreender em cada olhar. Neste cenário tão fértil, o shopping que orgulhosamente carrega não somente o nome, mas essência da cidade, foi fundado em 21 de abril de 1997 como o 37º monumento.
O Brasília Shopping celebra seu 28º aniversário com um projeto à altura de sua história, o Espaços de Estilo. A iniciativa inédita une design, arte e memória afetiva, convidando o público a vivenciar Brasília através de mobiliários autorais. O lançamento acontece nesta quarta-feira (16/04), às 19h, com coquetel exclusivo na Praça Central.
Idealizado em parceria com o Galpão Design e a Adepro, o projeto homenageia a linguagem arquitetônica da cidade por meio de peças exclusivas assinadas por cinco designers mulheres: Camilla Monturil, Dani Caparelli, Julia Duarte, Larissa do Vale e Thaís Borges. Cada uma traz sua própria visão criativa para compor lounges, tablados e áreas de convivência do shopping, reforçando o DNA do Brasília, onde estética e funcionalidade caminham lado a lado.
Batizada de ENTRETEMPOS, a linha traduz o espírito da cidade em constante movimento entre passado e futuro. “O nome [ENTRETEMPOS] veio da essência de Brasília: uma cidade que carrega o traço modernista e, ao mesmo tempo, aponta para o novo. As peças representam esse intervalo criativo e simbólico entre memórias e novas possibilidades”, destaca Thais Borges, curadora do projeto.
Com forte apelo visual, as criações reverenciam referências históricas ao mesmo tempo em que propõem narrativas alinhadas ao zeitgeist contemporâneo. A sustentabilidade, pauta tão necessária nos dias atuais, se manifesta não apenas na escolha dos materiais, mas também na concepção do ciclo de vida dos móveis. O projeto carrega ainda o selo “Feito em Brasília”, presente em quase 100% de sua execução, reforçando o compromisso com a produção local.
Para Elma Sousa, diretora do Galpão Design, Elma Sousa, a iniciativa reverbera não somente no design local, mas especialmente para fomentar o protagonismo feminino no setor. “É um privilégio ver talentos femininos ganhando espaço em um projeto com essa visibilidade, ainda mais em um momento em que Brasília consolida sua BDW — Brasília Design Week — e reafirma seu papel como Cidade Criativa do Design, título concedido pela Unesco em 2017. Esse tipo de ação movimenta o mercado e inspira novas gerações de designer”, enfatiza.
Os móveis da linha ENTRETEMPOS serão incorporados ao mall em setembro, junto à segunda edição do Estilo Brasília, fortalecendo a proposta do shopping de exaltar a originalidade da capital.
28 anos de história
A celebração dos 28 anos do Brasília Shopping vai além. A festa marca também o lançamento do novo layout do site, antecipações dos próximos eventos que integrarão o calendário do mall e, claro, a aguardada terceira edição do Journal Brasília Shopping — um material editorial autoral, assinado pela 5561 brand boutique.
Distribuído gratuitamente no balcão de informações do shopping, o Journal assume o formato de jornal impresso com curadoria de conteúdo plural: entrevistas com nomes relevantes da moda, do design e da cena cultural brasiliense, guias de estilo, editorial de outono/inverno e reportagens que celebram a cidade sob o olhar de quem a vive intensamente. Um registro impresso, sensível e atemporal — para ler, refletir e celebrar Brasília em toda sua potência.
Um dos pontos altos da celebração será o lançamento da campanha institucional do ano, desenvolvida pela agência Gabinete C. Com o conceito “Você, única como Brasília”, a campanha é um convite à celebração da autenticidade, refletindo o espírito singular da capital e seu estilo inconfundível de ser e viver.